sexta-feira, 10 de outubro de 2008

10/10/2008

" [...] Onde está a mente? Achamos que a mente esta no cérebro, que é uma criação do mesmo. Porém encontramos processos cognitivos em plantas que não possuem cérebros, e processos cognitivos só existem na presença de uma mente. Protozoarios e bactérias apresentam comportamento complexo demonstrando também a existência de cognição, entretanto uma bactéria ou um protozoário são seres unicelulares não tendo sequer uma célula nervosa". - Gabriel Louis Le Campion

Uia...tem mais desse no blog adicionado ali, do lado, de nome Grupo de estudos O Ponto de Mutação.

4 comentários:

  1. O que o cara trata como "mente", recebe outro nome no livro Consciência: a chave para viver em equilíbrio do Osho. A responsável pela cognição seria a consciência, que em sua interpretação manifesta-se em diferentes escalas: desde uma consciência individual passando por algo coletivo e chegando finalmente a um nível universal ou cósmico.
    Ainda segundo o guru, a mente e seus pensamentos seriam algo efêmero e que manifestaria-se apenas de forma individual. Mas não faço idéia de como desvincular a cognição dos pensamentos.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu Guru confunde mente consciente com a Mente denominada por Groddeck de ID e Freud faz uma alusão a parte humana dela chamada de Inconsciente. A mente é onde toda a informação esta contida desde a informação para a existencia de uma particula atômica até o mais complexo dos seres vivos. Essa mente que os fisicos chamam de o observador e que é responsável pela escolha e decaimento da função de onda para que qualquer fenômeno tenha existencia em si.

      Excluir
    2. Eu sou o autor do parágrafo la em cima. Com todo o respeito, a todos os gurus e mestres, que pregam muitas coisas com muito sentido.

      Excluir
    3. Eu sou o autor do parágrafo la em cima. Com todo o respeito, a todos os gurus e mestres, que pregam muitas coisas com muito sentido.

      Excluir